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O presídio feminino como espaço de aprendizagens

Women's prisons as learning spaces

Resumos

Baseado em um estudo realizado em 2008, no presídio feminino de João Pessoa (PB), com o objetivo de compreender a relação entre as aprendizagens ao longo da vida de mulheres encarceradas e as motivações/circunstâncias de vida que as levaram a cometer prática(s) delituosa(s), o texto busca analisar o conteúdo das suas narrativas. Para isso, adotou como eixos específicos de análise as categorias família, trabalho, escola e prisão. Ao destacar a última - prisão -, pretende-se dar visibilidade ao contexto prisional como lócus de múltiplas contradições e como espaço onde se constroem biografias de aprendizagens, sejam elas voltadas ou não para a emancipação.

Educação em Prisões; Biograficidade; Aprendizagem e Educação ao Longo da Vida; Mulheres Encarceradas


Based on a study carried out in 2008 in the women's prison in João Pessoa (State of Paraiba, Brazil) whose objective was to comprehend the relation between the lifelong learning processes of imprisoned women and the motivations/ life circumstances which led them to commit crimes, the text seeks to analyse the content of the narratives of these women adopting as specific focus of its analysis the categories family, work, school and prison. By emphasizing the last, prison, it is intended to give visibility to the prison context as the locus of multiple contradictions and as a space in which learning biographies - whether directed at emancipation or not - are constructed.

Education in Prisons; Biographicity; Lifelong Learning and Education; Imprisoned Women


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013

Histórico

  • Recebido
    16 Jul 2012
  • Aceito
    06 Nov 2012
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