Pensando a História da Educação com Raymond Williams

Autores

  • Marcus Aurelio Taborda de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG – Brasil

Palavras-chave:

História Social da Educação. História Social. Crítica Cultural. Raymond Williams.

Resumo

O trabalho procura evidenciar a contribuição original do pensamento de Raymond Williams para a pesquisa em história da educação. Percorre um conjunto de conceitos-chave na obra do autor galês, sugerindo sua potência para a análise e a crítica das formas de organização da sociedade e da cultura no Brasil, com destaque para diferentes formas de educação. Conclui dimensionando a atualidade do seu pensamento não só para os intelectuais ligados ao campo educacional, ou para os historiadores da educação, mas para o próprio revigoramento do pensamento da esquerda no Brasil e no
mundo.

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Biografia do Autor

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG – Brasil

É professor da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Núcleo de Pesquisa sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (Nupes), vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisa em História da Educação (GEPHE). Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, com pós-doutoramento na Universidad de Murcia, Espanha. É bolsista em produtividade do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro, da Fapemig.

Publicado

2014-01-28

Como Citar

de Oliveira, M. A. T. (2014). Pensando a História da Educação com Raymond Williams. Educação & Realidade, 39(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/30236

Edição

Seção

Artigos