Políticas Educativas e a Gestão dos Modos de Viver nas Cidades

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Chaiane Paula Busnello Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabíola Pezenatto Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Políticas Educativas. Instituições de Ensino. Educação Integral. Gestão Escolar.

Resumo

O artigo propõe-se a verificar a efetuação das políticas educativas e suas possibilidades de gestão, em cenários de fragilização de dispositivos institucionais. Para tal, revisa as relações entre políticas educativas e gestão dos modos de vida em reformas urbanas do início do século XX, assim como analisa o modelo moderno que configurava as institucionalidades, seu declínio e suas possibilidades de mudança. A seguir, realiza uma inflexão analítica para compreender estes fenômenos políticos no Brasil, a partir de projetos políticos para a educação em tempo integral, onde reconhece modos de gestão dos processos formativos de indivíduos e de seus modos de vida. Conclui que a fragilização das instituições permite a recomposição de narrativas de sentido social, o que constitui desafios à gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Rodrigo Manoel Dias da Silva é professor de Sociologia na UniversidadeFederal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Doutor em Ciências Sociais(UNISINOS), Mestre em Ciências Sociais (UNISINOS) e Licenciado em Pedagogia(UERGS). Pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa Educação,Culturas e Políticas Contemporâneas. 

Chaiane Paula Busnello, Universidade Federal da Fronteira Sul

É acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Bolsista de Iniciação Científica.

Fabíola Pezenatto, Universidade Federal da Fronteira Sul

É acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Bolsista de Iniciação Científica.

Publicado

2013-09-06

Como Citar

da Silva, R. M. D., Busnello, C. P., & Pezenatto, F. (2013). Políticas Educativas e a Gestão dos Modos de Viver nas Cidades. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/26733

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.