Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido

Autores

  • Sandra Mara Corazza UFRGS

Palavras-chave:

Noologia, currículo, Deleuze.

Resumo

E se, pensando, no meio Deleuze, nos dedicássemos a uma noologia do currículo? Não nos voltaríamos, então, aos conteúdos ou à ideologia do pensamento curricular, mas, do ponto de vista de uma teoria geral do pensamento, à forma e à função desse pensamento segundo o espaço mental que ele traça. Alguém diria que esse estudo noológico não tem qualquer importância. No entanto, atenção, pode acontecer que quanto menos levarmos a sério uma teoria do pensamento do currículo, mais pensaremos de acordo com o que quer o dogmatismo de um currículo-Assentado e menos com o que deseja um currículo-Vagamundo. De modo que isso tudo tem efeitos em nossas vidas...

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Biografia do Autor

Sandra Mara Corazza, UFRGS

Professora do Departamento de Ensino e Currículo da
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2002-12-01

Como Citar

Corazza, S. M. (2002). Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25923

Edição

Seção

Artigos