"Esses Alunos Desumanos": a construção das identidades homossexuais na escola

Autores

  • Anderson Ferrari UNICAMP

Palavras-chave:

Discriminação, identidades, educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é pensar os processos de construção das identidades no contexto escolar. Para isso, partiu-se de um fato observado, em que se evidenciava a obsessão pela classificação, pela denúncia e pela discriminação às homossexualidades, o que oportunizou discutir as construções discursivas e as imagens de gênero que organizam as relações de poder em tomo das identidades e sexualidades. Dessa forma, a escola/educação adquiriu uma nova força e/ou desafio, na medida em que se fortaleceu como espaço no qual esses processos são negociados, representando oportunidades de pensar as estratégias discursivas que possibilitam construir novos sentidos para as experiências homossexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Ferrari, UNICAMP

Professor de História do C. A João XXIIIIUFJF e doutorando em Educação pela UNICAMP.

Arquivos adicionais

Publicado

2003-06-01

Como Citar

Ferrari, A. (2003). "Esses Alunos Desumanos": a construção das identidades homossexuais na escola. Educação & Realidade, 28(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25664

Edição

Seção

Artigos