O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito.
Palavras-chave:
Educação, fechamento do sistema cognitivo, alienação, psicanálise, epistemologia genética.Resumo
O presente artigo percorre as temáticas da estruturação do sujeito cognitivo, tendo como base os aportes de Piaget, e da estruturação do sujeito psíquico, tendo como base os aportes de Freud e Lacan. A partir deste percurso, o texto situa elementos conceituais que permitem propor algumas implicações, para o campo da Educação, da concepção da estruturação do sujeito como um efeito do operar de mecanismos de fechamento do sistema cognitivo (Piaget, 1974,1975) e de alienação ao campo do Outro (Lacan, 1957-58, 1964).Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2003-12-01
Como Citar
Rickes, S. M. (2003). O Sujeito do Conhecimento a partir do seu Lugar de Efeito. Educação & Realidade, 28(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25642
Edição
Seção
Artigos