Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos

Autores

  • Rosa Maria Bueno Fischer UFRGS

Palavras-chave:

Foucault, acontecimento, descontinuidade, pesquisa em educação.

Resumo

Discuto no artigo alguns tópicos dos ditos e escritos de Foucault, identificados como rica herança para o cotidiano de uma pesquisadora em educação. Trato principalmente do modo foucaultiano de investigação e escrita: a relevância das descontinuidades históricas; o trabalho de multiplicação dos sujeitos e dos discursos, tomados como acontecimentos; a complexidade dos enunciados, para além de representações e interpretações; a importância da problematização do presente; a entrega às transformações do percurso de investigação e do próprio pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Bueno Fischer, UFRGS

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e pesquisadora do CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

2004-06-01

Como Citar

Bueno Fischer, R. M. (2004). Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos. Educação & Realidade, 29(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427

Edição

Seção

Artigos