A Emergência de um Saber Psicológico e as Políticas de Individualização

Autores

  • Henrique Caetano Nardi UFRGS
  • Rosane Neves da Silva UFRGS

Palavras-chave:

saber psicológico, disciplina, sociedade de controle, políticas de individualização.

Resumo

Neste artigo, busca-se problematizar a relação entre a emergência de um saber psicológico na modernidade – e o implemento de uma tecnologia específica de poder que Foucault chama “disciplina” –, e de que modo essa relação acaba contribuindo na própria “fabricação” de uma lógica individualizante, que prepara o terreno para as sociedades de controle na atualidade. Em função de sua forte tendência adaptacionista, considera-se que um dos principais efeitos políticos da invenção da psicologia científica é o de contribuir para o aperfeiçoamento das técnicas de investimento do poder, a partir da modelização da experiência subjetiva em termos do que é considerado norma ou desvio.

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Biografia do Autor

Henrique Caetano Nardi, UFRGS

Professor do Programa de Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Rosane Neves da Silva, UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Social e Institucional da UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2004-06-01

Como Citar

Nardi, H. C., & da Silva, R. N. (2004). A Emergência de um Saber Psicológico e as Políticas de Individualização. Educação & Realidade, 29(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25425

Edição

Seção

Artigos