Instituição Escolar e Normalização em Foucault e Canguilhem

Autores

  • Vera Portocarrero UERJ

Palavras-chave:

objetivação do sujeito, normal/anormal, genealogia, epistemologia.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a noção de normalização e sua função de objetivação do sujeito na modernidade através de elementos da genealogia de Michel Foucault e de seu enraizamento na epistemologia de Georges Canguilhem. A hipótese que guia este estudo é a de que normalização é um conceito operatório que permite circunscrever acontecimentos singulares referentes à instituição escolar – bem como relações de poder específicas–, tornando visíveis certas circunstâncias atuais e ajudando a pensar o que estamos fazendo hoje em nossa sociedade. O objetivo deste artigo é fornecer subsídios para uma reflexão sobre a questão do sujeito e sua relação com o par normal/anormal na instituição escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Portocarrero, UERJ

Professora de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Arquivos adicionais

Publicado

2004-06-01

Como Citar

Portocarrero, V. (2004). Instituição Escolar e Normalização em Foucault e Canguilhem. Educação & Realidade, 29(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25424

Edição

Seção

Artigos