Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades

Autores

  • Francisco Jódar Universidade de Valência
  • Lucía Gómez Universidade de Valência

Palavras-chave:

identidade, subjetivação, pedagogia, política, ensaio.

Resumo

Elemento chave em Foucault é fazer dos seus textos dispositivos de transformação de si mesmo e problematização de âmbitos da sociedade onde o exercício do poder resulta intolerável. Sendo assim, uma parte importante do sentido da sua obra aprecia-se a partir da sua vocação ensaística e o seu empenho em fazer funcionar outra política da verdade, onde ganha especial interesse a crítica do sujeito. Partindo destes elementos, o presente texto pretende destilar a dimensão pedagógica presente na obra de Foucault. Nela, perfila- se um espaço discursivo pedagógico diferente daquele que domina no campo da educação sob a soberania hermenêutica. Para isso, em primeiro lugar, o texto situa a obra de Foucault sob a primazia de mudar aquilo que somos e nos libertarmos da moral do escolarismo. A seguir, ressalta a presença da dimensão pedagógica no modo de entender a escrita e a leitura por Foucault e na sua concepção da conformação dos sujeitos através de processos de subjetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jódar, Universidade de Valência

Professor do Departamento de Didática e Organização Escolar na Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de Valência, Espanha.

Lucía Gómez, Universidade de Valência

Professora do Departamento de Psicobiologia e Psicologia Social na Faculdade de Psicologia da Universidade de Valência, Espanha.

Arquivos adicionais

Publicado

2004-06-01

Como Citar

Jódar, F., & Gómez, L. (2004). Experimentar o Presente: sobre a conformação de novas identidades. Educação & Realidade, 29(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25422

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)