Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil

Autores

  • Marlucy Alves Paraíso UFMG

Palavras-chave:

Currículo. Pesquisas Pós-Criticas sobre Currículo e Cartografia.

Resumo

Este trabalho mostra alguns caminhos percorridos e os traçados efetuados pelas pesquisas pós-criticas sobre o currículo no Brasil, divulgadas no Grupo de Trabalho (GT) de Currículo da ANPEd nos últimos dez anos. Inspirada nos trabalhos de Deleuze (1992 e 1998) e Deleuze e Guattari (1995 e 1997) o trabalho procura traçar linhas e acompanhar alguns movimentos curriculares para esboçar um mapa do currículo pós-crítico e registrar as orientações, direções e criações desses estudos. Os traçados esboçados por este estudo, portanto, têm por objetivo mostrar os mapas formados pelas pesquisas pós-críticas sobre currículo que, com base na perspectiva aqui adotada, evidenciam expansões, fraturas e aberturas nos quadros convencionalmente produzidos no campo do currículo no Brasil. Argumento que nos mapas montados por essas pesquisas existe uma criação: o currículo pós-crítico, que chamo aqui de currículo-mapa. Mostro, então, o esboço desse mapa, as linhas que foram traçadas e a potencialidade do currículo-mapa criado pelos/as pesquisadores/as do campo curricular brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlucy Alves Paraíso, UFMG

Marlucy Alves Paraíso é doutora em Educação pela UFRJ e professora da Faculdade de Educação da UFMG.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-09-13

Como Citar

Paraíso, M. A. (2011). Currículo-Mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil. Educação & Realidade, 30(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23005

Edição

Seção

Artigos