Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisas com os cotidianos: devir-filosofia e devir-arte na ciência

Researching daily life: becoming-philosophy and becoming-art in science

Resumos

Com este texto, proponho que a tendência em pesquisas que vêm se afirmando no Brasil como pesquisas nos/dos/com os cotidianos configura o atravessamento do devir-filosofia e do devir-arte na ciência da Educação. Com esse propósito, traço um caminho de pensamento que consiste em uma articulação entre ideias defendidas por Deleuze e Guattari sobre filosofia, ciência e arte e os pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos defendidos por pesquisadores que se filiam a essa tendência. Por fim, indico que as pesquisas nos/dos/com os cotidianos problematizam a pureza das linguagens científica, filosófica e artística historicamente construída, transbordando as fronteiras estipuladas entre esses três modos de pensar o mundo.

Cotidianos; Fabulações; Redes; Devires; Possíveis


In this text I argue that the trend in research being consolidated in Brazil as research on/of/with daily life shows the crossing of becoming-philosophy and becoming-art upon education science. With this purpose, I lay out a path for reflection consisting of an articulation of ideas defended by Deleuze and Guattari on philosophy, science, and art and epistemological, theoretical, and methodological assumptions supported by researchers involved with that trend. Finally, I indicate that research on/of/with daily life problematizes the historically constructed purity of scientific, philosophical, and artistic languages, overflowing agreed frontiers between the three modes of thinking about the world.

Daily Life; Fabulations; Networks; Becomings; Possibles


  • ALVES, Nilda. Dois Fotógrafos e Imagens de Crianças e seus Professores as Possibilidades de Contribuição de Fotografias e Narrativas na Compreensão de Espaçostempos de Processos Curriculares. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Org.). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. 1. ed. Petrópolis/RJ: DPetAlii, 2010. P. 185-206.
  • BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 2006.
  • CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de Fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
  • CERTEAU, Michel de. Histoire et Psychanalyse: entre science et fiction. Paris: Folio Histoire, 2002.
  • DELEUZE, Gilles. Abecedário de Gilles Deleuze Entrevista concedida a Claire Parnet. Disponível em: <http://desobediente.multiply.com/journal/item/6>. Acesso em: 27 jul. 2005.
  • DELEUZE, Gilles. Conversações Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992a.
  • DELEUZE, Gilles. O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992b.
  • DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 1995. Volume 1.
  • DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos Tradução de Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
  • FOUCAULT, Michel. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento: ditos & escritos II. Seleção e Organização de Textos: Mantel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
  • FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
  • GONÇALVES, Marco Antonio; HEAD, Scott. Confabulações da Alteridade: imagens dos outros (e) de si mesmos. In: GONÇALVES, Marco Antonio; HEAD, Scott (Org.). Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. P. 15-35.
  • NAJMANOVICH, Denise. O Sujeito Encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
  • STASSUN, Cristian. O Ato de Criação por Gilles Deleuze. Especial para a Trafic. Tradução: José Marcos Macedo. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 jun. 1999. Disponível em: <http://cristianccss.wordpress.com/2007/09/19/o-ato-de-criacao-por-gilles-deleuze/>. Acesso em: 02 dez. 2009.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2013

Histórico

  • Recebido
    02 Set 2011
  • Aceito
    28 Jun 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br