Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível

Autores

  • Serge Lapointe Universidade do Québec
  • Jeanne-Marie Rugira Universidade do Québec

Palavras-chave:

Corpo. Sujeito Sensível. Ética do Ser. Somatopsicopedagogia.

Resumo

Este texto tenta evocar os elementos éticos do ato de cuidar a partir de uma visão antropológica inspiradora, bem como de uma visão renovada do ser humano, tal como é representada em suas experiências pessoal e profissional. Apresentamos uma pesquisa do tipo biográfico e de inspiração fenomenológica, cuja prática permite a harmonização pedagógica entre o soma e a psique. Assim, é nosso desejo responder à seguinte questão: é possível respeitar as necessidades ontológicas e espirituais do ser humano em práticas nas quais o corpo é reverenciado à altura do mistério de sua existência encarnada?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serge Lapointe, Universidade do Québec

Doutor em Psicologia, professor do Departamento de Psicossociologia e trabalho social da Universidade do Québec.

Jeanne-Marie Rugira, Universidade do Québec

Ruandesa de origem, Psicopedagoga, Professora Titular do Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Québec, em Rimouski. Professora convidada na Universidade de Paris XIII e na UML de Lisboa. Professora Associada da Universidade de Sherbooke, membro do CERAP e pesquisadora do GRASPA.

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Lapointe, S., & Rugira, J.-M. (2012). Para uma Ética Renovada do Cuidar: à escuta do corpo sensível. Educação & Realidade, 37(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21808

Edição

Seção

Cuidado Humano e Educação