Entre o Corpo e a Escola: estudo sobre alguns dispositivos de colonização

Autores

  • Gregory de Jesus Gonçalves Cinto UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Campus Araraquara
  • Sueli Aparecida Itman Monteiro UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Campus Araraquara
  • Romualdo Dias UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Campus Rio Claro

Palavras-chave:

Corpo. Escola. Processos de Subjetivação.

Resumo

Apresentamos alguns resultados de nosso estudo sobre as relações entre processos educacionais e processos de subjetivação. Nosso objeto de pesquisa é o corpo implicado no contexto escolar, no qual analisamos a ternura enquanto um campo colonizado pela dinâmica do poder. Observamos no processo educacional tanto as marcas de captura quanto as de ruptura diante dos mecanismos de mando advindos do mercado. Identificamos as implicações do corpo nos processos educacionais e propomos o paradigma estético enquanto referencial para um modo de ação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gregory de Jesus Gonçalves Cinto, UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Campus Araraquara

Doutorando em Educação Escolar, UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, São Paulo. Pesquisador do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas; Incubadora de Gestores e Lideranças Educacionais. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Sueli Aparecida Itman Monteiro, UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Campus Araraquara

Professora assistente doutora, UNESP, Campus de Araraquara, São Paulo. Membro do Departamento de Psicologia da Educação. Pesquisadora da Incubadora de Gestores e Lideranças Educacionais.

Romualdo Dias, UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Campus Rio Claro

Professor assistente doutor, UNESP, Campus de Rio Claro, São Paulo. Membro do Departamento de Educação e Coordenador do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Cinto, G. de J. G., Itman Monteiro, S. A., & Dias, R. (2012). Entre o Corpo e a Escola: estudo sobre alguns dispositivos de colonização. Educação & Realidade, 37(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20383

Edição

Seção

Escola e Práticas Pedagógicas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.