A Casa e a Rua: uma relação política e social

Autores

  • Eni Puccinelli Orlandi Unicamp

Palavras-chave:

Casa. Rua. Relação Política e Social. Análise de Discurso.

Resumo

Integrando pesquisas sobre cidade, na análise de discurso, trabalhamos a relação social estabelecida em diferentes condições entre a casa e a rua e os sujeitos, seus modos de vida e processos de significação, interpretados pelo par público/privado. A intimidade, a sociabilidade, a hostilidade, a ruptura, a segregação, o equívoco, a contradição nos ocupam nessa observação. O que é sentir-se em casa? O que é ser menino de rua, ser pichador? Propomos que a forma da cidade e a forma-sujeito estão ligadas, bem como fazemos distinção entre as noções de ordem e de organização. É preciso aprender novas formas de sociabilidade que atendam as necessidades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eni Puccinelli Orlandi, Unicamp

Possui mestrado (1970) e doutorado (1976) em Linguística pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris/Vincennes. É coordenadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp, professora e coordenadora do Mestrado em Linguagem e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí, e professora colaboradora do IEL da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, linguística, epistemologia da linguagem e jornalismo científico.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Orlandi, E. P. (2011). A Casa e a Rua: uma relação política e social. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18491

Edição

Seção

Língua, Discurso e Sujeito na Educação