A Dificuldade da Matemática no Dizer do Aluno: ressonâncias de sentido de um discurso

Autores

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem. Matemática. Dificuldades de Aprendizagem. Análise de Discurso.

Resumo

Matemática é difícil tornou-se uma expressão naturalizada resultante de ressignificações atribuídas a fatos que marcaram a história da disciplina. O aluno reconhece este discurso que circula no senso comum e na comunidade escolar e, ao coabitar com os efeitos de sentido deste pré-construído, filia-se a ele; porém, ao interpretá-lo, acrescenta sentidos seus. O sentido dado à Matemática, que o aluno retira do interdiscurso, foi analisado através de reflexões do que ele diz. A análise permitiu perceber que as dificuldades encontradas na aprendizagem da Matemática, manifestadas na voz do aluno, mostram a adesão aos já-ditos da disciplina, bem como os deslocamentos de sentidos produzidos, atestando a heterogeneidade que lhe é constitutiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará

Possui Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, pesquisando os seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, linguagem matemática, matemática e linguagens.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Abreu da Silveira, M. R. (2011). A Dificuldade da Matemática no Dizer do Aluno: ressonâncias de sentido de um discurso. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18480

Edição

Seção

Língua, Discurso e Sujeito na Educação