O Processo de Regionalização das Universidades do Mercosul: um estudo exploratório de regulação supranacional e nacional

Autores

  • Salvador A. M. Sandoval FE/UNICAMP e PUC/SP
  • Nora Krawczyk FE/UNICAMP

Palavras-chave:

Regionalização. Universidade. América Latina. Mercosul. Regulação.

Resumo

Este artigo é produto de uma pesquisa exploratória em que se analisou um conjunto de ações vinculadas ao processo de regionalização da universidade e, as dinâmicas produzidas e implementadas nos espaços de regulação transnacional (incentivo à regionalização do Mercosul), nacional (Brasil e Argentina) e institucional. Buscou-se compreender as mudanças institucionais em curso e as possibilidades de construção de um pensamento social latino-americano. Foram focalizadas a análise das políticas de integração regional de educação no âmbito do Mercosul e as dinâmicas nacionais.

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Biografia do Autor

Salvador A. M. Sandoval, FE/UNICAMP e PUC/SP

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Michigan, Pós-Doutorado na Universidade de Harvard; atualmente professor TRC no Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas, São Paulo. É professor titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP, em São Paulo, SP. Sua área de pesquisa é sobre temas de Sociologia dos Movimentos Sociais e
Conscientização Política.

Nora Krawczyk, FE/UNICAMP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp; atualmente é professora RDDP no Departamento de Ciências Sociais e Educação da FE/Unicamp, em Campinas, São Paulo. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Educação. Sua área de pesquisa é Sociologia das Políticas Educacionais. Possui Bolsa Produtividade do CNPq e atualmente está desenvolvendo uma pesquisa intitulada “Ensino Médio: um campo de disputa a ser explorado”.

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Sandoval, S. A. M., & Krawczyk, N. (2012). O Processo de Regionalização das Universidades do Mercosul: um estudo exploratório de regulação supranacional e nacional. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/17047

Edição

Seção

Artigos