Acessibilidade / Reportar erro

A questão do método e da metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da região Centro-Oeste/Brasil

The question of method and methodology: an analysis of academic production on teachers in Mid-Western region/Brazil

Resumos

O objetivo deste artigo é discutir a questão do método e da metodologia desenvolvidos na produção acadêmica sobre os professores(as) dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, período 1995 a 2009. As atividades já realizadas abrangem levantamento da produção, leitura integral dos trabalhos, fichamento e análise. Elegeu-se as seguintes categorias de análise: tema, referencial teórico, método, metodologia, tipo de pesquisa, concepções de educação e de professor. Os resultados demonstram as dificuldades na busca do posicionamento conceitual e aprimoramento metódico e metodológico da produção. Apontam para a necessidade de maior rigor teórico-metodológico, o que implica na clareza da intencionalidade metódica, das escolhas ontológicas e gnosiológicas dos pesquisadores.

Pesquisa Educacional; Professor; Método de Investigação; Formação de Professores


The aim of this paper is to discuss the question of method and methodology developed in academic research on teachers (s) of the Graduate Program in Education of the Midwest Region, 1995 to 2009. The activities already carried out cover survey of the production, unabridged reading of the works, and their subsequent records and analysis. Elected the following categories of analysis: theme, theoretical, method, methodology, type of research, education and conceptions of teaching. The results demonstrate the difficulties in finding placement conceptual and methodical and methodological improvement of production. They point to the need for more rigorous theoretical and methodological, which implies the clarity of intent methodical, and gnostic ontological choices of the researchers.

Educational Research; Teacher; Research Method; Teachers Training


  • ANDRÉ, Marli et al. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, CEDES, v. XX, n. 68, p. 301-309, dez. 1999.
  • ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Análise de Pesquisas sobre Formação de Professores: um exercício coletivo. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 10/11, p. 139-153, 2000.
  • ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Caderno de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.
  • ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formação de Professores no Brasil (1990-1998) Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.
  • BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
  • BRUNER, Jerome. Car la Culture donne Forme à l'Esprit Paris. Editions Eshel,1991.
  • BRZEZINSKI, Iria; GARRIDO, Selma. Análise dos Trabalhos do GT de Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Anped, Campinas, Ed. Autores Associados, n. 18, set./dez. 2001.
  • BRZEZINSKI, Iria (Org.). Formação de Profissionais da Educação (1997-2002). Brasília- MEC/DF/Inep, 2006.
  • CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais São Paulo: Cortez, 2003.
  • DIAS-DA-SILVA, Maria Helena G. Frem. Política de Formação de Professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 381-406, jul./dez. 2005.
  • DUARTE, Newton. Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2000.
  • FERRATER-MORA, José. Dicionário de Filosofia, Buenos Aires, Suramericana, 1975. Disponível em: <http://citrus.uspnet.usp.br/matrizes/ojs/index.php/matrizes/article/viewFile/55/pdf_30>. Acesso em: 12 nov. 2011.
  • FRANCO, Maria Estela Dal Pai; MOROSINI, Marília Costa (Org.). Redes Acadêmicas e Produção do Conhecimento em Educação Superior Brasília: INEP, 2001.
  • FREDERICO, Celso. Recepção: divergências metodológicas entre Adorno e Lazarsfeld. Matrizes, São Paulo, Universidade de São Paulo, n. 2, p. 157-172, abr. 2008. Disponível em: <http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/91/142>. Acesso em: 10 fev. 2010.
  • FREIRE, Paulo. Educação e Mudança Prefácio Moacir Gadotti e tradução Moacir Gadotti e Lilliam Lopes Martin. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
  • FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). Teoria e Educação no Labirinto do Capital Petrópolis: Vozes, 2001.
  • KUENZER, Acássia Zeneida; MORAES, Maria Célia de. Temas e Tramas na Pós-graduação em Educação. Educação e Sociedade, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, 2005.
  • LAROCCA, Priscila; ROSSO, Ademir José; SOUZA, Audrey Pietrobelli de. A Formulação dos Objetivos de Pesquisa na Pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 3, p. 118-133, mar. 2005.
  • LIMOEIRO, Míriam C. O Mito do Método Trabalho apresentado no Seminário de Metodologia Estatística, realizado na PUC - Rio de Janeiro, jan./fev. 1971.
  • SACRISTÁN, José Gimeno. Tendências Investigativas na Formação de Professores. In: SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias, Campinas: Papirus, 2006. P. 1-54.
  • SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação: lógicas e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.
  • SANTOS, Boaventura. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
  • SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de; GUIMARÃES, Valter S.; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. A Produção Acadêmica do Centro-Oeste sobre o Professor: encaminhamentos de um estudo interinstitucional. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - ENDIPE, 1., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008a. P. 1-22.
  • SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de; GUIMARÃES, Valter S.; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Pesquisas sobre o Professor na Região Centro-Oeste. In: VII SEMINÁRIO DE LA RED LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE - NUEVAS REGULACIONES EN AMERICALATINA REDESTRADO, 2., 2008, Anais... Buenos Aires: gestrado, 2008b. P. 1-21.
  • SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Método e Metodologia na Pesquisa sobre Professores(as) In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira R. de; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira (Org.). Pesquisa sobre Professores(as) Métodos, Tipos de Pesquisas, Temas, Ideário Pedagógico e Referenciais Goiânia: Editora Puc-Goiás, 2011. P. 37-68.
  • TOSCHI, Mirza Seabra et al. O Estado do Conhecimento do Professor na Região Centro-Oeste. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE - VI EPECO, 2003, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB e UFMS, 2003. P. 84-85.
  • TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas; 1987.
  • VYGOTSKI, Lev. Pensée et Langage Paris: La dispute/SNEDIT, 1997.
  • WARDE, Mírian Jorge. O Papel da Pesquisa na Pós-graduação em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 73, p. 67-75, 1990.
  • WARDE, Mírian Jorge. Sobre Orientar Pesquisa em Tempos de Pesquisa Administrada. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Org.). A Bússola do Escrever, 2002. P. 300-320.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2012

Histórico

  • Recebido
    Nov 2010
  • Aceito
    Nov 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br