A Economia, a Religião, a Moral: novos terrenos das guerras de história escolar
Palavras-chave:
História Escolar. Guerras Históricas. Educação para a Cidadania. Identidade.Resumo
O artigo aborda as pesquisas sobre a história do ensino de História desenvolvidas nos últimos anos sob diversas perspectivas e problemáticas. O objetivo é apresentar, a partir dos problemas colocados pelos pesquisadores, as pesquisas sobre a história da disciplina em seu percurso de escolarização. Situa a constituição da história do ensino no âmbito das pesquisas sobre o ensino de História, identificando as características dessa linha de investigação e os momentos em que se privilegiam estudos sobre a disciplina em perspectiva histórica. Apresenta dois momentos das pesquisas iniciadas a partir da década de 1980, destacando os fundamentos teóricos e metodológicos, situando-os nas fronteiras entre as pesquisas historiográficas e as educacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2011-04-15
Como Citar
Laville, C. (2011). A Economia, a Religião, a Moral: novos terrenos das guerras de história escolar. Educação & Realidade, 36(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15160
Edição
Seção
Ensino de História