Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização

Autores

  • David Buckingham University of London Institute of Education. Centre for the Study of Children.

Palavras-chave:

Cultura digital. Educação. Escolarização.

Resumo

Neste artigo, abordo alguns dos desafios exigidos das escolas pelas culturas digitais emergentes dos jovens. Questiono a ideia de que a escola seja uma instituição ultrapassada e que seu fim seja iminente e previsível; o relato de umas relações necessariamente libertadoras ou empoderadora dos mais jovens com a mídia digital, promotora de estilos mais espontâneos e ‘informais’ de aprendizagem; também a ideia de que a tecnologia ofereça uma forma mais eficiente para as escolas atingirem sua missão tradicional. Argumento que as escolas podem desempenhar um papel pró-ativo, ao apresentar tanto perspectivas críticas quanto oportunidades de participação em relação à nova mídia e que a participação dos jovens nos ‘mundos cibernéticos’ levanta algumas questões fundamentais quanto ao futuro da escola como instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Buckingham, University of London Institute of Education. Centre for the Study of Children.

David Buckingham é professor no Institute of Education da University of London e diretor do Centre for the Study of Children, Youth and Media. Suas pesquisas focam as interações das crianças e jovens com as mídias eletrônicas e a educação para a mídia.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-09-18

Como Citar

Buckingham, D. (2010). Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, 35(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077

Edição

Seção

Educação Infantil