MÍDIA, POLÍTICA E PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA

Autores

  • Fernanda Barth

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.2472

Palavras-chave:

Mídia, Política, Opinião pública, Cognição, Campanha política.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a centralidade da mídia na política com ênfase nos processos eleitorais. Para isto investigamos como os mecanismos cognitivos operam na construção da identidade, do saber político dos indivíduos e, por conseqüência, das suas escolhas eleitorais. Priorizamos a análise bibliográfica contextualizada dos autores nacionais relacionados aos temas entre eles Lima (2004, 2006), Aldé (1996, 2001), Veiga (1998, 2002), Guazina (2004), Jorge (1997), Fontoura (2002) e Dias (1996). A conclusão é de que hoje é impossível pensar a esfera política fora das relações e influências dos mídia. Portanto, a centralidade da mídia em todos os processos políticos afeta desde a escolha dos candidatos, a construção da campanha e da estratégia de marketing até o resultado dos pleitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-06

Como Citar

Barth, F. (2007). MÍDIA, POLÍTICA E PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA. Revista Debates, 1(1), p. 26. https://doi.org/10.22456/1982-5269.2472

Edição

Seção

Dossiê