A VISÃO DISFÓRICA DA CIDADE MODERNA NOS PRIMEIROS TEXTOS DE JUAN CARLOS ONETTI

Autores

  • Amanda Fanny Guethi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67819

Palavras-chave:

Literatura latino-americana, Juan Carlos Onetti, cidade moderna, disforia.

Resumo

Em toda a obra de Juan Carlos Onetti a cena urbana aparece não somente como pano de fundo, mas também como o elemento que dita a dinâmica das relações interpessoais e os movimentos de escrita de seus narradores-escritores. Desde seus textos iniciais, entre as décadas de 1930 e 1950, contudo, a visão da cidade moderna que se apresenta em sua narrativa já não é aquela de euforia muito difundida entre os escritores vanguardistas do Rio da Prata na década anterior; é, ao contrário, disfórica e crítica – como se pode ver até seu último romance, de 1993 –, marcada por um misto de fascínio e repúdio pela lógica da urbe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Fanny Guethi, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

GUETHI, A. F. A VISÃO DISFÓRICA DA CIDADE MODERNA NOS PRIMEIROS TEXTOS DE JUAN CARLOS ONETTI. Cadernos do IL, [S. l.], n. 53, p. 124–142, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67819. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67819. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários