APONTAMENTOS SOBRE IDENTIDADE HOMOSSEXUAL EM EU É UM OUTRO, DE HERMES BERNARDI JÚNIOR

Autores

  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS
  • Tânia Mariza Kuchenbecker Rösing Universidade de Passo Fundo e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Frederico Westphalen.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67714

Palavras-chave:

Identidade homossexual, Literatura juvenil, Eu é um outro, Hermes Bernardi Júnior.

Resumo

O presente trabalho constitui-se de uma análise da obra Eu é um outro, do autor gaúcho Hermes Bernardi Júnior, no intuído de identificar e discutir algumas questões relacionadas à identidade homossexual do adolescente Eduardo, o protagonista-narrador. A estrutura da obra permite que a personagem fale de si, usando analogias, metáforas e comparações, algumas das quais são por nós recolhidas e associadas ao seu perfil, que por meio desses recursos, se desenha frente aos olhos do leitor. São traçadas no trabalho relações entre a identidade homossexual construída na obra e estudos sobre e identidade a partir de Hall (2014) e identidade homossexual, principalmente a partir de Silva (2007) e Ferrari (2005). Nesse processo, fica evidente que a obra em questão consegue apresentar elementos que permitem a representação da identidade homossexual na literatura juvenil contemporânea, além de constituir uma narrativa capaz de promover debates necessários nos espaços de leitura nos quais for acolhida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS

Doutorando em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Letras pela mesma instituição. Professor do Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS  e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS (FAE).

Tânia Mariza Kuchenbecker Rösing, Universidade de Passo Fundo e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Frederico Westphalen.

Doutora e mestre em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora da Universidade de Passo Fundo - Programa de Pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Frederico Westphalen - Programa de Pós-graduação em Letras (mestrado). Coordenou as Jornadas Literárias de Passo Fundo entre 1981 e 2015. Atualmente, coordena o Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura.

Downloads

Publicado

2017-10-23

Como Citar

GRAZIOLI, F. T.; RÖSING, T. M. K. APONTAMENTOS SOBRE IDENTIDADE HOMOSSEXUAL EM EU É UM OUTRO, DE HERMES BERNARDI JÚNIOR. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 348–365, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67714. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67714. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários