A MORTE, A MÃE E A SANTA JUSTICEIRA: AS CAPAS E SEUS ELEMENTOS INTERSEMIÓTICOS EM SANTA EVITA, DE TOMÁS ELOY MARTÍNEZ

Autores

  • Gabrieli Borges dos Santos Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.66478

Palavras-chave:

Capas, Ilustração, Santa Evita, Signos.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar duas capas da obra Santa Evita (1998), do escritor argentino Tomás Eloy Martínez, sendo a primeira de 1995, e a segunda de 2009, considerando a presença de aspectos intersemióticos, simbólicos e literários em tais elementos paratextuais. Além disso, visa-se delinear algumas possibilidades de leitura e significação que delas possam emanar, destacando os pontos de congruência nas capas, refletindo sua articulação com o texto literário propriamente dito. Como pressupostos teóricos, se recorrerá, de modo mais produndo, a Claus Clüver (1997), sobretudo, no que toca ao conceito de Intermidialidade

 

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Biografia do Autor

Gabrieli Borges dos Santos, Unicentro

Possui Mestrado em Letras, pela Universidade Estadual do Centro - Oeste, UNICENTRO. Graduação em Letras-Espanhol pela mesma instituição.

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Publicado

2017-01-20

Como Citar

SANTOS, G. B. dos. A MORTE, A MÃE E A SANTA JUSTICEIRA: AS CAPAS E SEUS ELEMENTOS INTERSEMIÓTICOS EM SANTA EVITA, DE TOMÁS ELOY MARTÍNEZ. Cadernos do IL, [S. l.], n. 53, p. 246–262, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.66478. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/66478. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários