Discussão dos limites das propriedades térmicas dos fechamentos opacos segundo as normas de desempenho térmico brasileiras

Autores

  • Camila Carvalho Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Henor Artur de Souza Universidade Federal de Ouro Preto
  • Eleonora Sad de Assis Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Simulação de desempenho térmico, normas de desempenho térmico, propriedades termofísicas da envoltória

Resumo

As normas de desempenho térmico de edificações têm como um de seus objetivos avaliar a envoltória da edificação, identificando aquelas edificações que são adequadas e que irão garantir um desempenho mínimo no qual seus usuários possam sentir-se em conforto. Atualmente, estão em vigor no Brasil duas normas que abordam o desempenho das edificações: a NBR 15220 (2005) e a NBR 15575 (2013). Alguns estudos apontam inconsistências nessas normas, principalmente no que se refere aos valores-limite estabelecidos para as características termofísicas das paredes e coberturas. O objetivo deste trabalho é avaliar o conforto térmico de uma edificação residencial multifamiliar adotando os valores-limite de Mahoney, comparando os resultados com os obtidos a partir dos valores normativos para cada uma das zonas bioclimáticas. A análise foi realizada por meio de simulações no EnergyPlus© para o período de 1 ano em 24 cidades brasileiras. Os resultados indicaram a necessidade de revisão, principalmente dos valores adotados para a capacidade térmica das paredes e para a transmitância térmica e a absortância solar das coberturas da norma NBR 15220. Além disso, há a necessidade de rever valores da capacidade térmica das paredes e da capacidade térmica e da absortância solar das coberturas no caso da norma NBR 15575.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02.12.2016

Como Citar

FERREIRA, C. C.; SOUZA, H. A. de; ASSIS, E. S. de. Discussão dos limites das propriedades térmicas dos fechamentos opacos segundo as normas de desempenho térmico brasileiras. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 183–200, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/63410. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Conforto e Eficiência Energética no Ambiente Construído

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)