Método para a avaliação do impacto de edificações no acesso à iluminação natural em vizinhanças urbanas aplicado em cenários virtuais

Autores

  • Veridiana Atanasio Scalco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Oscar Ruttkay Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Impacto de vizinhança, iluminação natural, cenários virtuais

Resumo

Durante o período diurno, a iluminação natural pode ser uma aliada para promover a redução do consumo energético com fontes artificiais. Entretanto, o acesso a este recurso é dificultado à medida que as cidades aumentam a densidade construída, elevando a taxa de ocupação e altura das edificações. Tendo em vista este panorama, objetivou-se neste trabalho desenvolver um método para investigar o impacto de edificações no acesso à iluminação natural com a abordagem estática em vizinhanças a partir de parâmetros e técnicas de avaliação presentes na literatura da área, seguido de análises utilizando cenários virtuais para ilustração da aplicação do método. A metodologia desta pesquisa, que envolve a construção de um método, está dividida em seis etapas: escolha dos parâmetros de análise, definição do raio de abrangência da vizinhança, modelagem e simulação, definição dos tipos de impactos, definição dos cenários virtuais e análise dos dados dos cenários. Para avaliar os impactos, comparou-se a diferença em percentagem do FLDV – Fator de Luz Diurna Vertical dos cenários originais e dos cenários com a inserção de uma edificação na vizinhança. Os resultados das simulações nos estudos de caso apontam para a configuração do ambiente urbano com diferentes formas arquitetônicas entre as edificações vizinhas e parcelamentos irregulares, para que os impactos adversos em relação à iluminação natural na vizinhança sejam minimizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veridiana Atanasio Scalco, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora visitante PósARQ/UFSC

Fernando Oscar Ruttkay Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

Downloads

Publicado

01.01.2016

Como Citar

SCALCO, V. A.; PEREIRA, F. O. R. Método para a avaliação do impacto de edificações no acesso à iluminação natural em vizinhanças urbanas aplicado em cenários virtuais. Ambiente Construído, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 169–187, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/55834. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>