Propostas de melhorias no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais a partir da aplicação do conceito de arquitetura do produto

Autores

  • Juliana Pinheiro Marinho Universidade Federal do Ceará
  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Customização em Massa. Arquitetura do Produto. Empreendimentos Habitacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor recomendações para implementação do conceito de arquitetura do produto (AP) como proposta de melhoria no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais. A pesquisa possui caráter exploratório e tem como estratégia de investigação o estudo de caso, foram realizados três estudos de caso, envolvendo três construtoras e oito empreendimentos habitacionais. A primeira etapa da pesquisa identificou as etapas do processo de desenvolvimento do produto (PDP) de cada empresa, de forma a compreendê-los e realizar um mapeamento das atividades deste processo. A segunda etapa identificou a estratégia de customização empregada durante o processo de desenvolvimento dos empreendimentos, quais as diretrizes e fatores internos que cada empresa adotou para determinar o nível de customização e quais as mudanças internas pelas as quais cada empresa passou para oferecer customização aos seus clientes. Deste modo, foi possível identificar as principais barreiras e oportunidades para a aplicação da estratégia de customização e o conceito de AP. Por último, os resultados foram reunidos e discutidos, possibilitando a proposição de melhorias no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais através da aplicação da AP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17.08.2015

Como Citar

MARINHO, J. P.; BARROS NETO, J. de P. Propostas de melhorias no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais a partir da aplicação do conceito de arquitetura do produto. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 105–129, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/53519. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.