Compósitos cimentícios reforçados com fibras de eucalipto puras e tratadas com tetraetilortossilicato (TEOS 98%)

Autores

  • Alessandra Buss Tessaro Universidade Federal de Pelotas
  • Margarete Regina Freitas Gonçalves Universidade Federal de Pelotas
  • Darci Alberto Gatto Universidade Federal de Pelotas
  • Edilson Nunes Pollnow Universidade Federal de Pelotas
  • Neftali Lenin Villarreal Carreño Universidade Federal de Pelotas
  • Rafael de Ávila Delucis Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

fibras de eucalipto, compósito cimentício, tratamento superficial, TEOS, reforço mecânico.

Resumo

O presente trabalho apresenta a obtenção de maior flexibilidade e elasticidade de uma matriz de cimento Portland de alta resistência inicial (CPV) adquirida a partir da adição de fibras de eucalipto puras e tratadas com tetraetilortossilicato TEOS 98%. As fibras utilizadas foram caracterizadas quanto à morfologia, através de microscopia óptica e com o emprego do software Anatomic MIPro, e quanto à absorção de água, para a verificação da eficiência da impregnação do TEOS 98%. Para a obtenção dos compósitos foram formuladas massas de cimento com adição de fibras de eucalipto puras e tratadas nos teores de 2%, 5% e 10% em massa. Os compósitos foram caracterizados quanto a absorção de água, porosidade aparente e módulo de elasticidade (MOE) a partir da resistência à flexão a três pontos. A análise foi comparativa entre os compósitos de cimento-fibras de eucalipto e uma massa pura de cimento Portland de alta resistência inicial. Os resultados mostraram que os maiores valores de reforço foram obtidos no compósito aditivado com 2% de fibra de eucalipto tratada com TEOS 98%, visto que neste se obtiveram os maiores MOE, caracterizando maior controle de fissuras e de absorção de energia após a fratura da matriz de cimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Buss Tessaro, Universidade Federal de Pelotas

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense; Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós-Graduação de Goiânia; Especialista em Educação a Distância na Universidade Dom Bosco em parceria com o Portal Educação; Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Pelotas; Acadêmica do curso de Engenhara Civil na Universidade Católica de Pelotas; Possui experiência na área de gerenciamento de resíduos de construção civil, perícias e auditorias ambientais, consultoria ambiental e na área de celulose. .

Margarete Regina Freitas Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1978), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), doutorado em Engenharia área de Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e pós-doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora na UFPel no Curso de Engenharia de Materiais (2009), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (1980) e nos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (2007) e Mestrado e Ciência e Engenharia dos Materiais (2010). Atua como pesquisadora no desenvolvimento de projetos para as áreas de engenharia e de patrimônio, envolvendo a parte caracterização de materiais, produtos e processos, e como orientadora de alunos de graduação e pós-graduação. Na área de engenharia tem experiência atuando, principalmente, com materiais cerâmicos, compósitos, reciclagem, sistemas construtivos, e habitação de interesse social. Na área patrimonial sua experiência esta ligada a trabalhos sobre preservação de bens culturais, patrimônio cultural, industrial e arquitetônico, restauração, materiais e técnicas de restauro e patologias.

Darci Alberto Gatto, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor adjunto do Curso de Eng. Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas, Coordenador da Câmara de Pesquisa do CEng-UFPel, Professor de Programa de Pós-graduação; Ciência e Engenharia de Materiais (UFPel); Engenharia Florestal (UFSM) e Professor Convidado no Máster Universitario en Ingeniería de Materiales Renovables (UPV - Espanha). Editor-Chefe da Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science). Tem experiência na área de Tecnologia de Produtos Florestais, com ênfase em Qualidade da Madeira, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, propriedades fisícas e mecanicas, vergamento, anatomia e tratamento da madeira.

Edilson Nunes Pollnow, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-Graduação (nível mestrado) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em andamento. Atuou como analista no Centro de Pesquisa e Tecnologia da Rijeza Indústria Metalúrgica. Participação em projetos de pesquisa nas áreas de tratamento de superfícies, soldagem, aspersão térmica, cerâmicas, compósitos, reciclagem e restauro em atividades de caracterização de materiais, com ênfase em preparo de amostras e análise em EDX, Difratometria de Raios-X, Microscopia Óptica e Eletrônica de Varredura .

Neftali Lenin Villarreal Carreño, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos, (Bolsista da FAPESP). Professor associado da Universidade Federal de Pelotas, Pós-Doutoramento no Exterior, University of Surrey, Advanced Technology Institute, Reino Unido, sob supervisão do Professsor S. Ravi Silva (Agosto 2012 a Julho 2013). Tem experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, envolvendo os temas de catalise, superfícies nanoestruturadas de carbono, desenvolvimento e aplicação de nanomateriais, compósitos poliméricos, e biomateriais. Orientador de alunos de Pós-graduação mestrado e doutorado. Atuo como coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Materiais criado na UFPEL (2009-2012).

Rafael de Ávila Delucis, Universidade Federal de Pelotas

Possui curso técnico de nível médio em Eletromecânica pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (2011) e graduação em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Tem experiência na área de Tecnologia da Madeira, com ênfase em Propriedades físico-mecânicas da Madeira, Qualidade da Madeira e Tratamento da Madeira. Atualmente é estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

18.05.2015

Como Citar

TESSARO, A. B.; GONÇALVES, M. R. F.; GATTO, D. A.; POLLNOW, E. N.; CARREÑO, N. L. V.; DELUCIS, R. de Ávila. Compósitos cimentícios reforçados com fibras de eucalipto puras e tratadas com tetraetilortossilicato (TEOS 98%). Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 47–55, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/50676. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)