Um modelo orientativo para a gestão municipal dos RCCs

Autores

  • Maria da Paz Medeiros Fernandes IFPB
  • Luiz Carlos Pinto da Silva Filho UFRGS

Palavras-chave:

Resíduos da Construção Civil, Gestão Urbana, Solução Participativa.

Resumo

Os resíduos da construção civil (RCCs) decorrem de perdas e desperdícios na construção, demolição, reforma e reparos de obras. Sua geração é elevada nos sistemas de produção correntes, organizados em linha com geração e descarte dos resíduos. Tentando minorar essa problemática, municipalidades brasileiras vêm experimentando a gestão diferenciada dos RCCs, notadamente após a Resolução n. 307/2002 (modificada pelas Resoluções ns. 348/2004, 431/2011 e 448/2012) do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a Lei n. 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Com o objetivo de auxiliá-las, o presente artigo, fruto de pesquisa de doutorado, apresenta um modelo orientativo para gestão municipal dos RCCs. Para a elaboração do modelo foi utilizada a metodologia dos sistemas flexíveis ou metodologia SSM (Soft Systems Methodology), adequada para situações reais e complexas como esta, que necessita reunir e sistematizar práticas, legislação, percepções, conceitos e interesses diversos dos atores envolvidos. O levantamento de dados foi realizado de 2009 a 2013 usando pesquisa bibliográfica, documentação indireta em oito municípios com boas práticas e documentação direta em Belo Horizonte e João Pessoa. Como resultado obteve-se um modelo cíclico que, através de suas diretrizes, estratégias e metas, fornece ajuda aos municípios brasileiros na incorporação de melhorias graduais e consistentes para esse desafio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Paz Medeiros Fernandes, IFPB

Engenheira mecânica e de segurança do trabalho, mestre em engenharia de produção, doutora em engenharia civil. Professora e pesquisadora do IFPB.

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, UFRGS

Graduado, mestre e PhD em Engenharia civil. Professor e pesquisador da UFRGS.

Downloads

Publicado

20.01.2017

Como Citar

FERNANDES, M. da P. M.; SILVA FILHO, L. C. P. da. Um modelo orientativo para a gestão municipal dos RCCs. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 21–38, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/48045. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)