Segurança do trabalho no beneficiamento do RCC inerte

Autores

  • Maria da Paz Medeiros Fernandes IFPB
  • Luiz Carlos Pinto da Silva Filho UFRGS

Palavras-chave:

Resíduos da Construção Civil, Saúde e Segurança do Trabalho, Gestão.

Resumo

Grande quantidade de resíduos da construção civil (RCCs) é gerada nas atividades de construção. O desafio é reduzir esse volume na geração. Para induzir essa mudança na gestão desses resíduos, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou as Resoluções nº 307/2002, 348/2004, 431/2011 e 448/2012. Entretanto, aspectos relativos à Segurança e Saúde do Trabalho (SST) na manipulação e processamento dos RCCs ainda são olvidados. Com o objetivo de contribuir para enfatizar essa questão e ajudar a superar essa lacuna, esta pesquisa utilizou como método de investigação o estudo de caso através do uso de casos múltiplos, tendo como unidades de análise as três áreas de reciclagem (ARs) de Belo Horizonte, municipalidade que apresenta um dos melhores registros na gestão dos RCCs no Brasil. O levantamento de dados foi realizado de 2009 até 2014 através de documentação indireta, com coleta direta de dados em 2011. Após a análise das evidências coletadas, observa-se que elas corroboraram a proposição teórica inicial, de que as ARs estão sujeitas a condições de SST que necessitam ser estudadas, aprimoradas e mais bem controladas. Assim, os resultados podem orientar as propostas de melhorias no gerenciamento dos RCCs em outros municípios, principalmente no que se refere à SST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Paz Medeiros Fernandes, IFPB

Engenheira mecânica e de segurança do trabalho, mestre em engenharia de produção, doutora em engenharia civil. professora e pesquisadora do IFPB.

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, UFRGS

Graduado, Mestre e P.h.D em Engenharia Civil. Professor e pesquisador da UFRGS.Diretor Escola de Engenharia e do do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres - CEPED/RS. Líder do Grupo de Pesquisa LEME.

Downloads

Publicado

25.03.2015

Como Citar

FERNANDES, M. da P. M.; SILVA FILHO, L. C. P. da. Segurança do trabalho no beneficiamento do RCC inerte. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 113–126, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/47756. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)