Influência da camada do revestimento de argamassa na penetração de cloretos em estruturas de concreto

Autores

  • Raphaele Meireles de Castro Malheiro Universidade do Minho
  • Gibson Rocha Meira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba / Departamento de Construção Civil
  • Munique Silva de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba / Departamento de Construção Civil

Palavras-chave:

argamassa, concreto, corrosão, durabilidade, transporte de cloretos

Resumo

Este trabalho estudou a influência da camada de revestimento em argamassa na penetração de cloretos no concreto. Para tanto, foram moldados corpos de prova de concreto nas dimensões 8 cm x 8 cm x 8 cm e relação água/cimento de 0,55, sobre os quais foram aplicados três tipos de argamassa de revestimento, após uma fina camada de chapisco. Vencidos os períodos de cura de 28 dias para o concreto e a argamassa de revestimento, cinco das seis faces dos CPs foram isoladas com resina epóxi para simular um fluxo unidirecional. Esses CPs foram submetidos ao ensaio de imersão e secagem por 49 dias e, após isso, foram retiradas e analisadas amostras para a obtenção dos perfis de cloretos. Os resultados indicam que as argamassas de revestimento influenciam no transporte de cloretos no concreto e que essa influência é mais pronunciada para as argamassas menos porosas e mais ricas em cimento. Também se observou um acúmulo de cloretos na região próxima à interface argamassa-concreto, o qual é explicado pelas diferenças na capacidade de transporte entre a argamassa e o concreto. Apesar de as argamassas serem mais porosas que o concreto, elas podem representar uma proteção adicional em relação ao retardamento na penetração de cloretos no concreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13.12.2013

Como Citar

MALHEIRO, R. M. de C.; MEIRA, G. R.; LIMA, M. S. de. Influência da camada do revestimento de argamassa na penetração de cloretos em estruturas de concreto. Ambiente Construído, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 41–56, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/37160. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)