História e Crime - Fontes e acervos sobre a História da criminalidade: Entrevista realizada com o Historiador Doutor Ivan de Andrade Vellasco

Autores

  • Michele de Oliveira Casali PPGH/UFRGS
  • Marluce Dias Fagundes PPGH/UFRGS
  • Guilherme Masi PPGH/UFRGS
  • Luísa Valdez PPGH/UFRGS
  • Maíra Santos PPGH/UFRGS
  • Ivan de Andrade Vellasco Professor/UFJF

Palavras-chave:

Crime, Justiça, Historiografia

Resumo

Entre os dias 31 de maio a 02 de junho de 2017 o historiador Ivan de Andrade Vellasco esteve na Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS em São Leopoldo/RS compondo mesa redonda e participando do III Simpósio Nacional de História do Crime, da Polícia e Justiça Criminal e I Encontro Internacional de História do Crime, da Polícia, das práticas de Justiça e suas fontes.[1] Felizmente, sua vinda ao Rio Grande do Sul coincidiu com a divulgação do dossiê “História e crime”, o que possibilitou a entrevista ora apresentada. Atualmente, Ivan Vellasco é professor da Universidade Federal de São João Del-Rei e coordena um importante projeto intitulado Forum Documenta cujo objetivo é a restauração e processamento em bancos de dados dos acervos judiciários espalhados nos arquivos cartoriais do estado de Minas Gerais. Ademais, amplamente reconhecido pelo uso farto da documentação em suas pesquisas, sua tese de doutorado “As seduções da Ordem: Violência, criminalidade e administração da justiça. Minas Gerais, século XIX”, premiada pelo Concurso Brasileiro CNPq - ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais em 2003, apontou avanços na historiografia acerca da história da justiça e da criminalidade principalmente ao buscar em fontes como processos criminais, livros de rol de culpados e querelas uma análise mais afinada sobre o longo e complexo processo de interação entre a população e sua relação com o aparato judiciário em formação ao longo do século XIX, bem como, os usos da justiça para o alargamento de participação de diferentes camadas sociais.


[1] Agradecemos a Professora Maíra Vendrame que, gentilmente, nos disponibilizou um espaço para a realização das entrevistas que compõem o dossiê “História e Crime”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

CASALI, M. de O.; FAGUNDES, M. D.; MASI, G.; VALDEZ, L.; SANTOS, M.; VELLASCO, I. de A. História e Crime - Fontes e acervos sobre a História da criminalidade: Entrevista realizada com o Historiador Doutor Ivan de Andrade Vellasco. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 606–621, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/75965. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas