CASTIGOS, REVOLTAS E FUGAS: A FUNDAÇÃO DO BEM-ESTAR DO MENOR RETRATADA NAS PÁGINAS DA FOLHA DE SÃO PAULO 1980-1990

Autores

  • Daniel Alves Boeira Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História - UDESC
  • Elisangela da Silva Machieski Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História - UDESC
  • Juliana Bender Ribeiro Acadêmica do Curso de História – Centro de Ciências Humanas e da Educação – UDESC, bolsista de Iniciação Científica PROBIC.

Palavras-chave:

História da Infância e da Juventude. Imprensa. Febem.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar reportagens do jornal Folha de São Paulo acerca das instituições geridas pela Fundação do Bem-Estar do Menor do estado de São Paulo (Febem) durante a década de 1980. De maneira geral, o que caracterizou o discurso jornalístico foram o tom de denúncia e a construção de uma imagem de cunho negativo a respeito da população infanto-juvenil, pobre e/ou infratora. Em relação às reportagens, percebeu-se que nos anos iniciais da década predominaram temas como: má gestão das instituições e violação dos direitos humanos das crianças e jovens internados. Ao fim dos anos 1980, o jornal buscou narrar o processo de saída de uma parcela significativa da população das instituições de internamento, principalmente com o prenúncio do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil, em 1990. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Alves Boeira, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História - UDESC

Doutorando em História, na área de concentração em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Especialista em Gestão em Segurança Pública pelo Centro Universitário FACVEST (2014). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). Docente na Academia de Justiça e Cidadania (ACADEJUC/SC). Docente no Curso de Especialização em Gestão em Segurança Pública (FACVEST). Tem experiência na área da História, com ênfase em História do Tempo Presente e História do Brasil República, atuando principalmente os seguintes temas: Infância, Juventude, Violência(s) e Relações Sociais

Elisangela da Silva Machieski, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História - UDESC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (2015), instituição em que conclui o mestrado no ano de 2013. É Licenciada e bacharel em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2005). Possui, também, graduação em museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE (2016). Atualmente é pesquisadora associada a ANPUH, participa do GT Nacional de História da Infância e Juventude e do Laboratório de Relações de Gênero e Família - LABGEF, da Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Juliana Bender Ribeiro, Acadêmica do Curso de História – Centro de Ciências Humanas e da Educação – UDESC, bolsista de Iniciação Científica PROBIC.

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Infância.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

BOEIRA, D. A.; MACHIESKI, E. da S.; RIBEIRO, J. B. CASTIGOS, REVOLTAS E FUGAS: A FUNDAÇÃO DO BEM-ESTAR DO MENOR RETRATADA NAS PÁGINAS DA FOLHA DE SÃO PAULO 1980-1990. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 456–480, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/69435. Acesso em: 28 mar. 2024.