Esposa autônoma, marido submisso: casamento, dote e escravidão no romance Senhora, de José de Alencar (1875).

Autores

  • Renato Drummond Tapioca Neto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcello Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Casamento, Dote, Escravidão, Senhora, José de Alencar

Resumo

O presente artigo busca analisar a dinâmica social da concessão de dotes e dos casamentos no Brasil, entre os anos de 1850 a 1870, a partir do romance “Senhora” (1875), de José de Alencar, estabelecendo um cruzamento de fontes primária e secundárias com a obra, que permitam contrastar e/ou reforçar a opinião do autor sobre a prática dos casamentos de conveniência, ainda vigente no Brasil na segunda metade do século XIX. Alencar percebe esse tipo de união, baseada em interesses econômicos, como algo venal e contrário ao ideal de amor romântico defendido por ele em suas obras. Pretende-se mostrar que, em “Senhora”, o matrimônio das personagens Aurélia Camargo e Fernando Seixas é construído como uma analogia da relação estabelecida entre senhor e cativo no regime escravocrata, sendo, portanto, algo que feria a concepção religiosa de sacralidade do casamento. Uma vez rebaixado à condição de escravo branco da esposa, Fernando busca dentro da própria lógica escravista uma alternativa para quitar seu débito para com Aurélia e recobrar a liberdade da qual se alienou ao aceitar aquele consórcio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Drummond Tapioca Neto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em História (licenciatura) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2014) e mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  

Marcello Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Letras Vernáculas e Orientais pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa (1994) e doutorado em Literatura Brasileira pela mesma Universidade (2000). Atualmente é professor pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia E Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, na mesma instituição. 

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

DRUMMOND TAPIOCA NETO, R.; MOREIRA, M. Esposa autônoma, marido submisso: casamento, dote e escravidão no romance Senhora, de José de Alencar (1875). Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 37–61, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/68933. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático