Das teorias racialistas ao genocídio da juventude negra no Brasil contemporâneo: algumas reflexões sobre um país nada cordial

Autores

Palavras-chave:

Genocídio da juventude negra, teorias racialistas, agentes de segurança pública.

Resumo

Resumo: No contexto histórico brasileiro, a população negra foi condenada às margens da sociedade, como consequência do processo de escravização e do racismo, sendo expostas a todo tipo de violência e segregação social. A partir deste estudo, pretendemos contribuir com o debate e as reflexões sobre teorias racialistas, exclusão social, mecanismos de limpeza étnica e violência, sobretudo naquela que atinge e tem provocado o genocídio da juventude negra. Para isso, adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, concentrada na análise documental de pesquisas institucionais que apresentam estatísticas de mortalidade da juventude negra, sobretudo, no Estado de São Paulo. As análises preliminares revelaram que a criminalização da pobreza e o racismo institucional são fatores que contribuem com a violência destinada às populações negras e que este não é um fator atual e sim uma realidade constante em um país que carrega a herança da segregação racial em virtude dos 400 anos de escravidão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Almeida Goiz, Universidade de Santo Amaro UNISA

Discente do Programa de Mestrado Interdisciplinar da Universidade de Santo Amaro - UNISA. Possui graduação em História pela Unisa Universidade de Santo Amaro (2014) e Pedagogia pelas Faculdades Associadas Brasil (2015). Atualmente é Docente de cargo efetivo em Ensino Fundamental II e Médio na Secretaria Estadual de Educação - Governo do Estado de São Paulo e professora de Educação Infantil, na Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura do Município de São Paulo. Tem experiência na área de História, Geografia e Filosofia, com ênfase em História Geral e Ciências Humanas, bem como Pedagoga, atuando como Docente em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Busco, na prática educacional, trabalhar com a promoção humana e interdisciplinaridade de conteúdos.

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

GOIZ, J. de A. Das teorias racialistas ao genocídio da juventude negra no Brasil contemporâneo: algumas reflexões sobre um país nada cordial. Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 108–127, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/68758. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático