Estudos Culturais e História da Educação: trajetórias e confluências

Autores

  • Heloisa Selma Fernandes Capel Universidade Federal de Goiás
  • Ana Raquel Costa Dias Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

História Cultural, História da Educação, SBHE

Resumo

O artigo discute a inserção da história cultural nos estudos de história da educação partindo da análise dos Anais dos encontros da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação). A análise evidencia o uso crescente dos conceitos e temas da história cultural nos trabalhos realizados pela história da educação e a valorização das pesquisas voltadas para a questão da cultura. Os dados avaliados pela pesquisa demonstram que a partir do final da década de 1990, a área de educação começa a diversificar temáticas de pesquisa valorizando autores e conceitos-chave para os estudos culturais, como o conceito de "imaginário" e, em destaque, o de "representação" apropriado por Roger Chartier (1991), concepção teórica presente em grande parte das comunicações de pesquisa. O artigo objetiva levantar dados preliminares sobre o assunto e oportunizar discussões sobre interdisciplinaridade e a potencialidade dos estudos culturais para o campo da história da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Selma Fernandes Capel, Universidade Federal de Goiás

Heloisa Selma Fernandes Capel é doutora em educação brasileira e professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás, local em que atua na linha de pesquisa Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História.

Ana Raquel Costa Dias, Universidade Federal de Goiás

Ana Raquel Costa Dias é mestranda em Educação e especialista em História Cultural pela Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

CAPEL, H. S. F.; DIAS, A. R. C. Estudos Culturais e História da Educação: trajetórias e confluências. Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 7–25, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/64315. Acesso em: 29 mar. 2024.