A DETALHISTA RESISTÊNCIA EM MAUS, DE ART SPIEGELMAN, E PERSÉPOLIS, DE MARJANE SATRAPI

Autores

  • Larissa Silva Nascimento professora de Literatura e disciplinas afins na Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Formosa, e mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB).

Palavras-chave:

Poética do detalhe, resistência, repressão, Marjane Satrapi, Art Spiegelman

Resumo

Este artigo pretende investigar a resistência que se encontra ao redor de dois regimes conhecidos por sua opressão: o primeiro é o Regime nazista, especialmente o Holocausto na Alemanha, concebido em Maus: a história de um sobrevivente (2005), escrito por Art Spiegelman; e o outro é a República islâmica, do Irã, representada em Persépolis (2007), de Marjane Satrapi. A resistência destacada se encaixa exemplarmente no conceito de “poética do detalhe”, desenvolvido pela pesquisadora Beatriz Sarlo, uma vez que, além de a repressão possuir uma imagem majoritária, não há uma resistência armada, como milícia, e sim atitudes pormenorizadas que caracterizam uma discreta oposição a estes regimes tirânicos. Desse modo, pretende-se ressaltar uma minuciosa inventividade subalterna, vista como resistência à opressão política, social e cultural, que se desenrola em torno tanto do Nazismo quanto da República islâmica. O trabalho ainda discute a relação entre sobrevivência e resistência, pois, apesar da tirania exacerbada que, por vezes, culmina em morte, ambos os protagonistas, Vladek Spiegelman e Marjane Satrapi, são sobreviventes que tiveram seus testemunhos transformados em romances gráficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Silva Nascimento, professora de Literatura e disciplinas afins na Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Formosa, e mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB).

Larissa Silva Nascimento é professora de Literatura e disciplinas afins na Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Formosa, e mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2009, graduou-se em Letras, com habilitação em Inglês e em Português, pela UEG - Formosa. Possui formação acadêmica voltada para o estudo da representação na literatura contemporânea, tanto estrangeira quanto brasileira, privilegiando uma abordagem interdisciplinar ao investigar a interação entre literatura e história, imagem e texto E-mail: larissa.silvanascimento@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-09-01

Como Citar

NASCIMENTO, L. S. A DETALHISTA RESISTÊNCIA EM MAUS, DE ART SPIEGELMAN, E PERSÉPOLIS, DE MARJANE SATRAPI. Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 12, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/36777. Acesso em: 29 mar. 2024.