DOSSIÊ TEMÁTICO 2017/2 - "POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA"

       A Revista Aedos é a publicação online do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu objetivo é proporcionar mais um espaço para divulgação e debate de trabalhos acadêmicos inéditos na área de História, na forma de artigos, resenhas de livros e entrevistas.

       Para compor o seu nono volume, número vinte e um, referente ao segundo semestre de 2017, a Aedos receberá, até 15 de setembro de 2017, artigos para o dossiê temático “Política na América Latina Contemporânea”. A submissão dos trabalhos será feita unicamente através do site da Revista, mediante cadastro das/os autoras/es.

 

Prazo de envio de artigos para o dossiêaté 15 de setembro de 2017

Envio de artigos de temática livre: fluxo contínuo.

Submissão de textos e Diretrizes para Autores:

http://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/about/submissions#onlineSubmissions

 

Dossiê Temático

“Política na América Latina Contemporânea”

 

       O potencial dos estudos políticos sobre a América Latina contemporânea é perceptível em sua diversidade e possibilidade crítica. Considerados sob essa perspectiva - que pode ser política tanto no que diz respeito à abordagem quanto ao estabelecimento da relação entre autor e objeto, indicam ao pesquisador que este não pode se furtar de uma investigação engajada. Compreender as condições materiais e formas sob as quais se desenvolveram os sistemas políticos latino-americanos é, para além da inserção nos debates historiográficos, oferecer contribuição instrumental de intervenção sobre a realidade e assumir desafios políticos e sociais. Em termos epistemológicos, a diversidade de abordagens exige do pesquisador o diálogo com diferentes concepções da relação entre sujeito e estrutura, do modo pelos quais operam os atores sociais e as instituições e da emergência e consolidação de paradigmas que, se divergem enquanto modelos, convergem enquanto ferramentas de compreensão da história latino-americana. Disso resulta um campo de extensas possibilidades e necessário intercâmbio, que não pode prescindir de considerar a soma entre particularidades internas e externas e as características comuns e que, assim, manifesta a importância da não-essencialização dos sujeitos e estruturas, bem como de sua relação, e que fomenta o diálogo de pesquisa – não são raros os eventos e encontros de pesquisa que põem em perspectiva o todo e o particular no que diz respeito à América Latina. Nesse âmbito, portanto, defende-se a constituição de espaços de debate dos estudos desta temática e de construção coletiva do conhecimento histórico, pela soma das trajetórias de investigação e como ferramenta de ação e compreensão política.

        Compreendendo a política como espaço privilegiado de encadeamento das condições materiais e ação sobre a sociedade, a presente proposta pretende dialogar com estudos que versem sobre a América Latina desde a dimensão política. Para tanto, considera objetos já característicos da área, como partidos políticos, processos eleitorais e relações de poder político-institucionais, investiga a constituição de hegemonias, sujeitos e discursos políticos, aborda fenômenos atrelados aos conceitos de ideologia e cultura política e avalia questões inerentes à apropriação e usos políticos do passado. Ou seja, partindo de um estímulo à pluralidade de abordagens, o dossiê “Política na América Latina contemporânea” abre espaço a múltiplas questões, buscando assim inventariar possibilidades de compreensão do âmbito político e de seu entrelaçamento com os demais espaços de articulação do social.

Fernanda Feltes

(Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS/Membro do Corpo Editorial da Aedos)