Saúde Mental na Atenção Básica: Dividir ou Somar Apoios Matriciais? / Mental Health in Primary Health Care: Should Matrix Support Be Added or Split?

Autores

  • Cláudia Maria Filgueiras Penido Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Breno Pedercini de Castro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Janete dos Reis Coimbra Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH)
  • Vânia Dolher de Santa Inêz Souza Baker Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH)
  • Renato Ferreira Franco Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.80415

Resumo

Com o presente ensaio pretende-se discutir a relação entre as Equipes de Saúde Mental (EqSMs) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) para o cuidado em saúde mental na Atenção Básica (AB) de Belo Horizonte/MG. A discussão se baseia na recuperação de fragmentos históricos da implementação das ações em saúde mental no município e na experiência dos autores. São evidenciados impasses e desafios relacionados à manutenção das EqSMs, lotadas na AB mesmo depois da implantação dos NASFs, o que caracteriza exceção no cenário nacional. A existência de psicólogos em ambas as equipes colabora para a existência de conflitos quanto à divisão de clientela, o que pode resultar em encaminhamento entre elas e em dificuldade de acesso aos cuidados em saúde mental. É indicada a necessidade de diálogo entre essas diferentes estratégias matriciais, reforçando que a discussão dos processos de trabalho é prevista no próprio método de apoio. 

Palavras-chave: Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Apoio Matricial; Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Como Citar

Penido, C. M. F., de Castro, B. P., Coimbra, J. dos R., Baker, V. D. de S. I. S., & Franco, R. F. (2018). Saúde Mental na Atenção Básica: Dividir ou Somar Apoios Matriciais? / Mental Health in Primary Health Care: Should Matrix Support Be Added or Split?. Revista Polis E Psique, 8(1), 33–51. https://doi.org/10.22456/2238-152X.80415