Conhecer e ensinar Matemática: evocações da comunidade acadêmica de um PGP em ensino

Autores/as

  • Silvia Maria de Aguiar Isaia
  • Greice Scremin
  • Luis Sebastião Barbosa Bemme
  • Denize da Silveira Foletto

Palabras clave:

Área de Conhecimento Específico, Ensino de Matemática, Evocações

Resumen

Este artigo apresenta e discute as evocações acerca da área da Matemática da comunidade acadêmica (professores e alunos) de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. O trabalho foi desenvolvido no contexto de uma instituição comunitária do Rio Grande do Sul. O foco da discussão foi relativo à área de conhecimento específica e seu ensino. O estudo teve caráter qualitativo no qual o instrumento de coleta de dados foi um questionário respondido por 35 sujeitos. A organização e a análise preliminar dos dados deram-se a partir do software NVivo, no qual os resultados foram sistematizados em nuvens lexicais organizadas em níveis hierárquicos de termos associados à área e ao seu ensino. Em um segundo nível de análise, os autores identificaram níveis de recorrência sobre os quais foi possível inferir acerca da predominância das evocações manifestadas pelos sujeitos. Concluiu-se que, no que tange à área de conhecimento específico e ao seu ensino, os estudantes demonstram-se mais preocupados com questões metodológicas do que os docentes atuantes nesse PPG. Esse estudo contribuiu para elucidar como a formação na área específica pode ser determinante para a construção da compreensão dos professores referentes a essa área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-10-17

Cómo citar

de Aguiar Isaia, S. M., Scremin, G., Bemme, L. S. B., & Foletto, D. da S. (2017). Conhecer e ensinar Matemática: evocações da comunidade acadêmica de um PGP em ensino. Políticas Educativas – PolEd, 11(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/77073