Inventário e avaliação quantitativa do patrimônio geológico de Bertioga (SP, Brasil)

Autores

  • Vanessa C. MUCIVUNA Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas).
  • Maria G. M. GARCIA Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas).
  • Eliane A. DEL LAMA Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78281

Palavras-chave:

Estratégias de geoconservação, geodiversidade, geossítios, litoral paulista, quantificação, sítios de geodiversidade.

Resumo

Bertioga localiza-se no litoral do Estado de São Paulo e é reconhecida por notável geodiversidade. Por isso, este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a abordagem metodológica utilizada no inventário e na avaliação quantitativa do patrimônio geológico do município. A seleção dos pontos do inventário foi realizada a partir de: (i) revisão bibliográfica; (ii) entrevistas com pesquisadores que desenvolveram pesquisas em geociências na região; (iii) análise de mapas geológicos, estruturais e imagens de satélites para definir as áreas potenciais; (iv) trabalhos de campo; e (v) seleção e descrição dos pontos. O inventário engloba oito geossítios, três sítios de geodiversidade de uso educativo e um de uso turístico, os quais são representativos da história geológica do município. A quantificação do patrimônio geológico foi realizada a partir de métodos existentes e a relevância dos sítios foi obtida com a finalidade de orientar futuras estratégias de geoconservação. De acordo com os resultados, somente o geossítio Captura Fluvial do Rio Guaratuba obteve a mesma posição no ranking nos dois métodos. Com base nos resultados, comparou-se o ranking obtido entre os métodos de modo a avaliar quais os parâmetros responsáveis pelos resultados distintos. Há no município treze Unidades de Conservação – UCs, que têm por prioridade a conservação da biodiversidade; atualmente não há nenhuma proposta de conservação da geodiversidade. Através dos resultados da avaliação do risco de degradação, concluiu-se que alguns sítios inseridos em UCs possuem risco de degradação moderado e necessitam de políticas públicas para a sua gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-27

Como Citar

MUCIVUNA, V. C., GARCIA, M. G. M., & DEL LAMA, E. A. (2017). Inventário e avaliação quantitativa do patrimônio geológico de Bertioga (SP, Brasil). Pesquisas Em Geociências, 44(2), 293–321. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78281