MANUEL GUSMÃO E A POESIA DE MARGENS

Autores

  • André Winter Noble

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.75346

Resumo

RESUMO: Este texto, a partir da relação palavra – imagem, vai ao encontro da produção lírica do poeta português Manuel Gusmão, particularmente seu poema, o qual será considerado como um poema-políptico, “a pintura corpo a corpo – os corpos da pintura; pintores pintados”, presente no livro Pequeno tratado das figuras (2013). O poema parte de uma série fotográfica feita por Hans Silvester, resultado de uma imersão no Vale do Rio Omo, localizado no sudoeste da Etiópia, na África. PALAVRAS-CHAVE: Manuel Gusmão; poesia e pintura; identidades plurais; questões multiculturais. ABSTRACT: This text, starting from the relation word-image, faces the lyrical production of the Portuguese poet Manuel Gusmão, specially his poem – to be taken as a poliptic-poem – “body to body painting – bodies of painting; painted painters”, from the book Small treaty of figures (2013). The poem is related to a photographic series by Hans Silvester, resulting from an immersion at the River Omo Valley, located at the southwest of Ethiop, Africa. KEYWORDS: Manuel Gusmão; poetry and painting; plural identities; multicultural issues.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-19

Como Citar

Noble, A. W. (2016). MANUEL GUSMÃO E A POESIA DE MARGENS. Nau Literária, 12(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.75346