Normal, anormal e patológico nas teses sobre a sanidade e a loucura em O Alienista de Machado de Assis

Autores

  • Luhilda Ribeiro Silveira Universidade Federal do Maranhão
  • Geraldo Melônio do Nascimento Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.53572

Palavras-chave:

Sanidade, Loucura, O Alienista, Machado de Assis.

Resumo

Pensar a normalidade ou anormalidade do funcionamento psíquico do humano, seja na Psicologia ou em outras áreas que propõem a pensar a subjetividade do humano abre um leque de possibilidade em termos de cogitações e desafios. Buscamos neste trabalho esboçar uma análise sobre o espaço construído para a loucura, a partir da obra de Machado de Assis O Alienista, nas teses sobre a loucura postuladas por Simão Bacamarte – protagonista da história. Focamos uma articulação entre a discussão da loucura e sua trajetória histórica, entrelaçando-a a uma obra literária que ao modo machadiano ironiza, o cientificismo naturalista do século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luhilda Ribeiro Silveira, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2007). É bibliotecária. Especialista em Formação de Leitores. É ainda estudante de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão com interesse na área da Clínica Psicológica.

Geraldo Melônio do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Médico psiquiatra. Mestre em Psiquiatria. Professor da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Silveira, L. R., & do Nascimento, G. M. (2015). Normal, anormal e patológico nas teses sobre a sanidade e a loucura em O Alienista de Machado de Assis. Nau Literária, 11(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.53572