Nau Literária

A Revista Nau Literária é um periódico eletrônico semestral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Imagem para capa da revista

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição aos estudos literários, a originalidade ou o tratamento dado ao tema, a consistência e o rigor da abordagem teórica. Cada artigo é examinado pelo menos por dois membros do Painel de Pareceristas (ou especialistas ad hoc), sendo necessários dois pareceres favoráveis para que seja recomendado para publicação. Veja aqui os integrantes de nossa Equipe Editorial.

Conheça nossa Política Editorial

Confira as diretrizes para autores

Cadastre-se no sistema

Acesse as edições



Esta publicação conta com o apoio das seguintes instituições

Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS

Programa de Apoio à Edição de Periódicos - PROPESQ-UFRGS

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFRGS

CAPES-QUALIS 2013:
Educação B3
Letras e Linguistica B3
Interdisciplinar B3
História B3

Indexadores: LATINDEX - SUMARIOS.ORG - DOAJ - Periódicos CAPES

Estatísticas
Período: de 17-06-2008 (migração para o SEER) até 07-12-2012
Total de visualizações dos resumos: 174.989
Total de visualizações dos artigos: 468.503
Média de visualizações para 2012: 8.667 p/ mês - 289 p/ dia
Média total desde a migração: 6.507 p/ mês - 216 p/ dia

Notícias

 

Novo número publicado: Migração, exílio e identidade

 
(Volume 10, N. 02 - jul/dez 2014)

Este número de Nau Literária traz artigos relativos às temáticas de migração, exílio e identidade. A contínua agitação política, econômica, ou simplesmente a aventura, tem levado sujeitos e populações a situações de migração e exílio, em um processo de construção ou evolução de aspectos da identidade que se relacionam com a experiência literária e seu modo de representação. O propósito é abrir um espaço para a exploração do roteiro destes fenômenos de deslocamento e (re)criação, ampliar as discussões acerca dos conceitos de identidade, partindo da literatura em português. A análise pode percorrer o âmbito estético, social e/ou cultural e recair sobre o texto literário, um evento histórico, o escritor ou a própria literatura enquanto objeto da realidade.

O número foi organizado pelas Profa. Dra. Pauly Ellen Bothe (UNAM / Universidad Nacional Autónoma de México) e Profa. Lilian C. de Campos Martinez (UNAM / Universidad Nacional Autónoma de México).

A edição pode ser lida aqui.
 
Publicado: 2014-08-12
 

Novo número publicado: Teorias do processo criativo

 
(Volume 10, N. 01 - jan/jun 2014)

Já está no ar o novo número da Nau Literária, com o dossiê teorias do processo criativo. Com foco nas concepções de criação, de obra de arte, de autor e de recepção que amparam e compõem determinadas produções literárias ou outras obras (como filmes, telas, canções, instalações, etc.) que de alguma maneira se articulam à literatura, o número busca pôr em discussão não apenas as diferentes poéticas dos autores abordados, mas também a maneira como cada um concebe o processo de criação artística.

Este número foi organizado pela Profa. Dra. Márcia Ivana de Lima e Silva (UFRGS).

Acesse a edição clicando aqui.
 
Publicado: 2014-08-12
 

Novo número publicado: III Seminário Brasileiro de Poéticas Orais

 
(Volume 09, N. 02 - jul/dez 2013)

Nesse número a revista traz o dossiê especial resultante dos textos apresentados no III Seminário Brasileiro de Poéticas Orais, ocorrido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 16 a 19 de setembro de 2013, como uma atividade do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL. A categoria voz é tomada no sentido amplo de manifestação de subjetividade e de autoria, passível de reconhecimento por sua existência física (corporal), social e cultural. Essa temática tem muito a dizer sobre o debate entre o poder e o saber, argumento central no discurso das ciências humanas e sociais na cena contemporânea, e também sobre a perspectiva intercultural, entendida como possibilidade de trânsitos disciplinares e de diálogos e tensões representativos da complexidade e também da desigualdade na produção, distribuição e aquisição de saberes e discursos.

A edição pode ser lida aqui.
 
Publicado: 2013-11-18
 

Novo número publicado: Literatura infantil e alteridade no mundo lusófono

 
(Volume 09, N. 01 - jan/jun 2013)

A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, tornando obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em todos os estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio públicos e privados do Brasil. A Lei nº 11.645 explicita ainda o lugar privilegiado das disciplinas de literatura, história e educação artística para a articulação desta discussão.

Objetivando a produção de massa crítica em torno desta temática marcada pela interdisciplinaridade, articulando questões caras tanto à literatura quanto à educação, a revista Nau Literária propõe para o seu dossiê o tema Literatura infantil e alteridade no mundo lusófono.

Como se dá a representação da diferença na literatura infantil dos países lusófonos? De que maneiras a produção recente no campo da literatura infantil está sendo pensada pelos escritores africanos e afrobrasileiros como locus enunciativo, e quais as consequências disso na materialidade do texto literário? Como a questão das relações étnico-raciais e das relações de gênero é trabalhada na literatura infantil dos países lusófonos? Quais as condições de circulação e recepção, no Brasil e em Portugal, da literatura infantil escrita por autores africanos, e vice-versa? Quais são as problematizações articuladas na literatura infantil acerca da representação dos povos originários da América Latina? Como se apresenta o embate entre a tradição, a modernidade e a pós-colonialidade na literatura infantil dos países lusófonos?

Este número foi organizado pelo Prof. Dr. Anselmo Peres Alós.

A edição pode ser lida aqui.
 
Publicado: 2013-01-17 Mais...
 

Novo número publicado: Literatura Portuguesa - Séculos XIX-XXI

 
(Volume 08, N. 02 - jul/dez 2012)

Já está no ar o novo número da Nau Literária, com o dossiê Literatura Portuguesa - Séculos XIX-XXI, organizado pela Profa. Dra. Regina Zilberman.

Agradecemos a todos os autores, avaliadores e revisores que possibilitaram mais essa iteração de nossa revista.

Acesse a edição clicando aqui
 
Publicado: 2013-01-17 Mais...
 

Vol. 08 N. 02 - jul/dez 2012

 
[PRAZO DE SUBMISSÃO ENCERRADO]

LITERATURA PORTUGUESA - séculos XIX - XXI



Este volume de Nau Literária abordará a Literatura Portuguesa nos últimos duzentos anos, considerando sua trajetória histórica, dos românticos e realistas aos pós-modernos. Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Júlio Ribeiro, João de Deus, Eça de Queirós, Antero de Quental e Guerra Junqueiro representam o primeiro grupo, Lobo Antunes, José Saramago, Helder Macedo e Gonçalo M. Tavares o segundo.
 
Publicado: 2012-09-28 Mais...
 

Vol. 08 N. 01 - jan/jun 2012

 
[PRAZO DE SUBMISSÃO ENCERRADO]
Chamada para novas publicações:

A Cidade e o Romance Contemporâneo



Para ver a proposta do número clique aqui.
Data final para envio de artigos: 30 de março de 2012

Pedimos que os autores indiquem, no campo "Comentários ao editor" do processo de submissão, o interesse em fazer parte deste dossiê.
 
Publicado: 2011-12-05 Mais...
 
Outras notícias...


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Revista Nau Literária | ISSN 1981-4526 | Universidade Federal do Rio Grande do Sul