A DIVISÃO LICENCIATURA/BACHARELADO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O OLHAR DOS EGRESSOS

Autores

  • Jacob Alfredo Iora Universidade Federal de Santa Maria
  • Maristela da Silva Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Adelina Lorensi Prietto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.63979

Palavras-chave:

Educação Física. Prática profissional. Currículo. Emprego.

Resumo

Este estudo investigou as demandas relativas à formação encontradas pelos egressos dos Cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura ao se defrontarem com o mercado de trabalho. Para realizar esta pesquisa, utilizou-se o levantamento de dados nos cursos ofertados por uma instituição de ensino superior. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas por meio da triangulação de dados considerando as categorias metodológicas da dialética materialista. As respostas expressaram que a divisão da Educação Física tem gerado inúmeros problemas para os profissionais no mercado de trabalho, ocasionados pela fragmentação de conhecimentos, pela falta de articulação entre teoria e prática e pela gerência do Conselho Regional de Educação Física e do Conselho Nacional de Educação Física.

 

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Biografia do Autor

Jacob Alfredo Iora, Universidade Federal de Santa Maria

Professor substituto no CEFD/UFSM, 2013 à 2015.  Professor do Magistério Estadual na Escola de Educação Básica General Osório - Ibirubá - RS.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta Do Centro Centro de Educação Física e desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

Adelina Lorensi Prietto, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Educação Básica

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Publicado

2017-06-21

Como Citar

IORA, J. A.; SOUZA, M. da S.; PRIETTO, A. L. A DIVISÃO LICENCIATURA/BACHARELADO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O OLHAR DOS EGRESSOS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 461–474, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.63979. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/63979. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais