ESPETÁCULO "VELOX": RISCO-AVENTURA NA DANÇA CONTEMPORÂNEA DE DEBORAH COLKER.

Autores

  • Eline Silva Fonseca Universidade Gama Filho
  • Vera Lúcia Menezes Costa Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.9788

Palavras-chave:

Dança. Movimento. Imagem corporal. Risco aceitável

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar o corpo em risco-aventura na dança contemporânea de Deborah Colker. O estudo é interpretativo, com abordagem qualitativa. Através do Vídeo Mix, foi analisada a coreografia "Alpinismo", na qual bailarinos dançam num palco vertical, uma criação inédita. A descoberta desta linguagem abriu outros caminhos. Beleza, equilíbrio, corpos em dança por paredes verticais formam o espetáculo, levando a platéia à contemplação estética da ilusão do risco. Concluiu-se que o corpo em risco, construído numa produção estética nos espetáculos de Deborah Colker a partir dos seus atores-bailarinos, é uma das diferentes práticas sociais que envolvem o risco na sociedade contemporânea.

 

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eline Silva Fonseca, Universidade Gama Filho

Professora de dança e bailarina formada pela Escola de danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Professora de Educação Física pela UFRJ, pós-graduada (especialização) em dança pela UFRJ. Mestranda em Educação Física e Cultura pela UGF.

 

 

Vera Lúcia Menezes Costa, Universidade Gama Filho

 Doutora em Educação Física e Cultura e Lider do grupo de pesquisa LIRES-LEL do programa de pós graduação da Universidade Gama Filho.

Publicado

2010-04-27

Como Citar

FONSECA, E. S.; COSTA, V. L. M. ESPETÁCULO "VELOX": RISCO-AVENTURA NA DANÇA CONTEMPORÂNEA DE DEBORAH COLKER. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 93–109, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.9788. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9788. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.