A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.76705

Palavras-chave:

Currículo. Educação Física. Capacitação profissional. Prática profissional.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a Prática como Componente Curricular (PCC) no processo de formação inicial em Educação Física – Licenciatura. A investigação envolveu acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do Paraná, cuja participação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Foi realizada a Análise de Conteúdo dos registros, com a utilização do software NVivo 10. Os discentes entrevistados demonstraram desconhecer a PCC, o que não foi evidenciado no grupo docente, que apesar de reconhecer a lacuna existente no currículo pela ausência desse componente, apresenta-se predisposto a organizá-lo no curso. É preciso reorganizar a atual constituição curricular, almejando uma formação inicial articulada com o espaço social de intervenção profissional, para que os futuros professores reconheçam esse cenário em suas particularidades e possam atuar conscientes das relações ali constituídas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Educação Física - Licenciatura na Universidade Estadual de Maringá (2007-2010).

Mestrado em Educação Física no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, na área de concentração Práticas Sociais em Educação Física (2011-2013).

Doutorado em Educação Física no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, na área de concentração Práticas Sociais em Educação Física (2014-2017).

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Educação Física pela Universidade do Norte do Paraná (1979), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 1988), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 1999) e pós-doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS ? 2014). Atualmente é professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Programa de Pós-Graduação Associado UEM - UEL em Educação Física, com orientações em nível de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, currículo, atividade física e saúde, educação física escolar, atividade física e obesidade. Consultor Ad hoc do Ministério da Educação/SESu/INEP para comissões de avaliação institucional e de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. Atuação como Consultor do Ministério do Esporte na Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) como Coordenador Pedagógico Nacional dos Programas de Esporte Educacional.

Downloads

Publicado

2018-06-24

Como Citar

BISCONSINI, C. R.; OLIVEIRA, A. A. B. de. A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 455–470, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.76705. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/76705. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais