POLÍTICAS DE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS

Clayton Cesar de Oliveira Borges

Resumo


Este artigo dá a conhecer os resultados de uma investigação a respeito das produções discursivas sobre a Educação Física em três documentos curriculares da rede de ensino municipal de Sorocaba, formulados em 2008, 2010 e 2012. Por meio de uma análise do material empírico, orientada por alguns operadores teórico-metodológicos da perspectiva foucaultiana e de estudos curriculares de orientação pós-crítica, o argumento desenvolvido é o de que os impressos curriculares veiculam simultaneamente discursos provenientes de diversas teorias do currículo da Educação Física, indicando uma heterogeneidade discursiva acentuada, produzindo tipos específicos de sujeitos da Educação Física, a saber: o sujeito integral, o competitivo e o empreendedor.

 


Palavras-chave


Educação Física. Currículo. Discursos.

Texto completo:

PDF-POR


 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
Telefone: 51 33085882 | Fax: 51 33085811
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio