REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM FESTAS DANÇANTES EM ARACAJU NO INÍCIO DO SÉCULO XX: EDUCAÇÃO E SOCIABILIDADE

Marlaine Lopes de Almeida, Coriolano Pereira da Rocha Junior

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar como a educação constituiu-se em um elemento de sociabilidade e condição de acesso do público feminino aos clubes dançantes em Aracaju no início do século XX. O estudo tem como base os pressupostos teóricos e metodológicos da Nova História. Para a fundamentação teórica, nos valemos da categoria de Representação de Roger Chartier (1990) e do conceito de Elites Culturais de Sirinelli (1997). O estudo nos permitiu compreender o uso que as mulheres fizeram da sua formação para frequentarem espaços de sociabilidade, como os bailes dançantes, lugares dotados de significados, ambientes pensados e projetados para constituir momentos de lazer, entretenimento e expressividade cultural e intelectual para algumas mulheres em Aracaju nas primeiras décadas do século XX.

 


Palavras-chave


Educação. Sociabilidade. Mulher.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.71966

 


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