TRAÇOS DE UMA EDUCAÇÃO HEDONISTA

Iván Dario Uribe, Luz Elena Gallo, Alexandre Fernandez Vaz

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo articular o hedonismo a uma reflexão educativa, tendo o corpo como marco analítico. Estabelece-se uma análise sobre o conceito de hedonismo na tradição filosófica, observando-se seu caráter polifônico: hedonismo ascético, libertário, utilitarista, solar e vitalista. A partir disso, são delineados alguns traços que constituem uma Educação Hedonista como aquela que se assenta em uma razão corporalizada, que situa o corpo na força do instante, realizando a arte de viver, traz o riso, rege-se pelo desejo e enaltece o jogo.

 


Palavras-chave


Educação. Corpo. Ensino. Prazer.



 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
Telefone: 51 33085882 | Fax: 51 33085811
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 


 

         

 

SCImago Journal & Country Rank